terça-feira, 7 de abril de 2015

Espiritualidade e Carisma

Seguindo a Cristo, que identificou-se a si mesmo com os enfermos e necessitados: “Cada vez que o fizeste a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25.40), nós  Filhas de Nossa Senhora Stella Maris, temos como espiritualidade:
“Contemplar o Cristo na pessoa doente”
Jesus demonstrou com seu exemplo que a dedicação aos enfermos é a expressão viva da caridade e quis que ela servisse como um sinal de sua Messianidade: “Jesus percorria todas as cidades e aldeias, pregando o evangelho do Reino, enquanto curuva toda a sorte de enfermidade e doenças” (Mt 9.35).
Com fidelidade a missão de Cristo, nosso protetor São Camilo destacou-se no caminho da santidade através da extrema caridade para com os enfermos e sofredores. Revolucionou a assistência hospitalar do seu tempo e transformou o serviço aos doentes em autêntico culto a Deus. Isso marcou profundamente sua espiritualidade e esse amor tornou-se a verdadeira paixão da sua vida, absorveu todo o seu tempo, unificou toda a sua atividade.
Em qualquer lugar onde houvesse um doente, ai era para Camilo lugar de culto: O leito do hospital, o catre do casebre ou o chão frio da rua, era o altar em torno do qual Camilo celebrava a liturgia do seu ministério. Guiada pelo espírito Santo e inspirada pelo exemplo de São Camilo, Madre Gilda, sacrificou tudo por amor aos doentes e monos favorecidos. Tendo como ideal:
“Criar almas luminosas, no mar tenebroso de gente abandonada no sofrimento e na dor, almas que fossem como estrelas a indicar-lhes o caminho da Salvação”.
Seguindo esse mesmo exemplo, embebidas desde mesmo amor: “O leito é o nosso Sacrário”, contemplamos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, que se renova todos os dias na pessoa daqueles que recebem a cura de Deus por nosso intermédio e também dos que assistimos na hora da agonia suprema.
Temos a Missão de ser estrelas, manifestando assim o carisma da nossa Congregação.

Ad obras de misericórdia corporais e espirituais, particularmente em favor dos doentes, crianças e anciãos abandonados, realizando assim o ideal evangélico do maior mandamento: o amor do próximo enriquecido de um novo sentido por causa do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário