segunda-feira, 6 de abril de 2015

Madre Gilda Tatasciore


Gilda Tarasciore nasceu em 10 de Fevereiro de 1917 em Bucchianico Chieti – Itália (cidade natal de S. Camilo).
Ainda pequena aprendeu com a mãe sobre a vida de São Camilo e encantada com seu lema: “Os doentes são as pupilas dos olhos de Deus...”, orientava seus sentimentos e predileções para com os pobres e doentes.
Com o passar do tempo sua paixão por Jesus Cristo cresce cada vez mais e desejosa de entregar sua vida à Deus, servindo-o na pessoa dos doentes e sofredores, em 01 de Novembro de 1931 com 14 anos , ingressa na Congregação das Filhas de São Camilo, trazendo dentro de si grande desejo de se doar totalmente. Sua alegria é imensa por celebrar o começo de uma caminhada que lhe permitirá dedicar toda sua vida a serviço dos pobres e doentes.
São muitas as expressões de São Camilo que a acompanharão ao longo de sua vida: “No serviço aos enfermos se acha todo o amor do Criador, porque eles são o coração e a menina dos olhos de Deus” “Nada nos une mais a Deus do que a caridade para com os doentes. Eles nos transformam em Deus”...
A primeira profissão, no ano de 1934, vem assegurar-lhe que de agora em diante só lhe interessa as almas, e particularmente as almas que se encerram em corpos doentes. As conjugações das Bem-Aventuranças Evangélicas com as Bem-Aventuranças de São Camilo tornam-se programas de sua vida.
No ano de 1937 com a festa de sua congregação definitiva sente-se renovada e cada vez mais apaixonada pelo ideal de servir o Cristo na pessoa dos doentes.
Fez Enfermagem na Escola São João de Latrão em Roma. Em Cremona cuida das irmãs tuberculosas recolhidas no pensionato São Camilo, cuidados esses que despertaram em sua alma uma inquietação e que mais tarde a levara a assumir a opção missionária em favor dos doentes de Hanseníase/Lepra.
Permanece nove anos na cidade de Brescia (1944-1952) onde dirige a clinica São Camilo e é Vice-Superiora de sua comunidade. Porem seu coração permanece ainda desejoso de algo mais: existem doentes que necessitam e exigem sua dedicação.
Em 25 de Fevereiro de 1953, Gilda Tatasciore, acompanhada por Giusepina Volpi e Paolina Doninelli chegam ao porto de Santos com intenção de prestar assistência aos hansenianos.
Em meio s tantas dificuldades e discriminações Gilda e suas companheiras sacrificam tudo por amor ao doente. Passam a residir no então Sanatório Padre Bento de Guarulhos, onde  os hansenianos eram muito mal cuidados e ali os “servem como uma mãe cuida de seu único filho doente”.

Depois de uma vida inteira de doação a Cristo e aos sofredores, recebe em seu leito de agonia a recompensa prometida aos justos, deixa neste mundo sua marca e nasce para Deus na eternidade no dia 29 de janeiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário